domingo, 26 de maio de 2013

Vai um sorvetinho aí???

Hoje eu trouxe pra vcs o passo-a-passo de um alfineteiro/agulheiro feito a partir do reaproveitamento da tampa da embalagem de amaciante. Ele além de ser uma almofadinha pra agulhas e alfinetes, ainda tem um compartimento pra guardar coisinhas de costura. Mas esta criação não é minha. Encontrei esse PAP nas minha 'andanças' por aqui na net, achei a idéia muito boa, criativa. E como uso amaciante e sabão líquido, achei uma boa reutilizar a embalagem... Encontrei a idéia no site www.bananacraft.com , um site muito bom, que eu recomendo a vcs, tem muita coisa bacana com passo-a-passo explicadinho, uma beleza! O Banana Craft enxergou um cupcake, mas eu achei que parecia mais um sorvete de casquinha....


Este 'estilão' de tampinhas pode ser encontrado em embalagens de amaciante, sabão líquido; com cores e tamanhos diferentes... No Banana Craft, eles usaram uma marca de amaciante que a tampa é colorida; as minhas eram transparentes! 

Tem pra todos os gostos!!



Materiais:
- embalagem de amaciante/sabão líquido
- tecidos fofos
- feltro
- cola quente e cola pano
- plumante
- linha e agulha
- fitas, botõezinhos, miçangas e coisinhas pra enfeitar!!


Como minhas tampinhas eram transparentes, achei meio sem graça, resolvi pintar. Tinta PVA mesmo, depois de seco, passei um brilhinho com tinta relevo mas não dá pra perceber nas fotos... Depois, cortar a embalagem. Isso pq além da tampa, iremos precisar da parte da rosca da embalagem, que vai ser importantíssimo pra dar um toque todo charmoso no nosso agulheiro!!


O Banana craft sugeriu usar uma microretífica da Dremel, que é fantástica (meu pai tem uma), sonho de consumo!! Mas se vc como eu, não tem uma Dremel, uma serrinha ou faca com serra resolve muito bem... Corte na curva da embalagem, e não se esquece de cortar a parte interna da tampa, pra ficar na mesma altura. Depois, dê uma lixadinha,só pra ficar com uma acabamento mais bonitinho....


Corte um círculo de papelão, que vai servir de fundo pro nosso 'fuxicão', separando do compartimento. Cortar também círculos de feltro, pra forrar o papelão!



Aqui tudo está duplicado pq estou fazendo dois alfineteiros.

Corte um círculo de tecido. Eu usei um gabarito com 10 cm de diâmettro, no Banana eles usaram um círculo de 14 cm, a gosto do freguês!


Como minha idéia foi de um sorvete de casquinha, resolvi colocar uma cobertura de caramelo, com feltro. Pra saber o tamanho certo, pra ficar proporcional, eu desenhei um círculo no papel e desenhei a 'calda'!


Bom, já que é um sorvete, tem que ter confeitos, senão não tem graça!! Usei um botãozinho rosa pra fazer uma cerejinha (tá legal, eu sei que as cerejas são vermelhas, mas eu só tinha botão rosa... liberdade poética!!). Fiz um pique no centro, pra encaixar o pézinho do botão!


Miçanguinhas e canutilhos pra imitar o chocolate granulado, todo preso com linha de bordar (moliné).


Fixar a 'cobertura' no círculo de tecido com pesponto e linha de bordar.


Fazer um pesponto na volta do círculo de tecido, pra fazer um fuxico, neste caso um fuxicão!!


Encher com plumante e fechar o fuxico.


Colar o círculo de papelão forrado com feltro no fundo do fuxico. Preferi colar o feltro com cola pano, mas pode ser cola quente também.


Eu recomendo usar cola quente! Eu usei aquela cola de silicone 'fria', que demora um pouco mais pra secar... então tive que pedir uma ajudinha pro notebook!! KKKKK


Fixar a almofadinha no anel da embalagem com cola quente!


Colar uma fita em volta da emenda pra fazer o acabamento.


Fazer um lacinho, pra disfarçar a emenda. Aqui eu usei um botãozinho de fimo em forma de carretel de linha. Usei com muita dor no coração, pq sou muito apegada aos meus botões...kkk... Mas como são pra presente, eu desapeguei um pouquinho...


E ficou assim!! No Banana craft, a sugestão foi usar o compartimento pra guardar uma fita métrica, mas eu imaginei um kit de custura de emergência, usei duas bobina de máquina pra guardar linhas ( bem básico, branco e preto), e um pedaço de feltro pra espetar as agulhas (pra não ficar soltas no copinho, e espetar o dedo...).


Prontinho!! Agora é só embrulhar em celofane bem bacana, e presentear!!

Lá no Banana, eles ainda ensinam como reaproveitar a parte que sobrou.

Por hoje é só!!
Baccio

Nanda





















Nenhum comentário:

Postar um comentário