sexta-feira, 17 de maio de 2013

Patchwork na onda do 3D!!!



Gente, amo muito, muito, muito,mas muito mesmo essas técnicas de patchwork com efeito '3D', ou em bom e velho português, técnica de relevo. É tudo uma grande ilusão de ótica, as cores contrastantes e a disposição dos retalhos enganam nosso cérebro!! E eu, como louca por patchwork e apaixonado pela arte do artista espanhol Escher, adorei quando vi o post de uma netfriend do Google+ sobre este blog!!!
Esta almofada está linda, e é lógico que fui xeretar neste blog.... Ele está todo em outro idioma (não sei se é chinês, coreano ou japonês, só sei que não entendi nadinha....kkk), mas o passo a passo está tão bem fotografado que dá pra entender direitinho!!
Não resisti e resolvi compartilhar com vcs, minha miguinhas....


Ele é todo baseado na figura de um trapézio. Aqui ele faz um molde, com a margem de costura marcada. Mas se vc quiser, pode simplesmente incorporar esta medida na figura. Eu costumo fazer assim, uso sempre a largura do pézinho da máquina como referência (0,75cm), então eu somo este valor na figura do trapézio e , ao invés de riscar o tecido depois, vou direto pra máquina! Vc irá cortar 3 faixas de tecido, de cores contrastantes, com a medida da altura igual a medida da altura do seu trapézio. A escolha do tecido aqui é fundamental, eles são responsáveis pelo efeito visual!!


Sobreponha as 3 faixas de tecido, e marque o desenho do molde.


Prenda os tecidos com alfinete para uma maior precisão e com o auxílio de régua e cortador circular (ou uma tesoura, se preferir), corte os trapézios.


Esta é a parte que eu faria diferente.... Corte a margem de costura do molde e marque-a nos trapézio de tecido.


Monte a disposição de suas figuras.


Costure primeiro duas partes da figura, direito sobre direito.


Neste ponto é que fica justificado essa história de riscar a margem de costura.... Vc vai passar uma costura reta, iniciando em um vértice do trapézio (sem a margem de costura) e vai com essa costura até o final. Eu, como hipoteticamente não risquei a margem de costura, deixaria os 0,75cm sem costurar no início, e costuraria tudo até o final, prestando atenção que o lado em que sobra um 'biquinho' do tecido de baixo é o lado em que a custura deve terminar!


Em seguida, vc deve costurar a outra parte da figura, direito sobre direito.


Essa união é feita em duas etapas. Primeiro, costure a parte inferior da figura, da mesma forma que foi feito anteriormente, deixando a margem de costura aberta no início e seguindo com  a costura até o final da peça.


Agora repita a mesma coisa pra unir com a parte superior da figura, lembrando que o lado do 'biquinho' é o lado onde a costura irá terminar.


Vc terá como resultado vários triângulos.


Unir os triângulos, invertendo, formando um paralelogramo, deixando sempre uma das estampas em continuidade.


Assim!


Unir os paralelogramos formando tiras....


E unir as tiras formando um grande paralelogramo!


Refilar as laterais para formar um quadrado. Em todas as etapas de costura, passar as costuras pelo avesso do trabalho.


Como a proposta aqui era de uma almofada, unir o topo com o fundo, aplicando um zíper na lateral.
E....voilá!!

Fala a verdade, não é lindo esse efeito!! O endereço para quem quer dar uma olhadinha na postagem original é: 

Até o próximo post!!

Um baccio

Nanda















2 comentários: